Será no exercício das disputas, nas inúmeras negociações e na ambivalência de sentimentos, que irmãos vão aprendendo a arte de se relacionar.

Alessandra de Camargo Costa

Como pais, queremos ser justos e igualitários. Desejamos que nossos filhos sejam amigos e se respeitem. Tememos as brigas tentando evitá-las a qualquer custo, mas esquecemos que será exatamente no exercício das disputas, nas inúmeras negociações e na ambivalência de sentimentos, que irão aprendendo a arte de se relacionar. É na possibilidade de viver conflitos de forma protegida, que poderão se conhecer e compreender o outro nas diversas situações. Muitas vezes nos antecipamos, interferindo excessivamente e, assim, acabamos impedindo que os nossos filhos busquem, com mais autonomia, alternativas para as suas questões.

 

Em muitas situações, menosprezamos a capacidade e a criatividade que possuem para manejar dilemas. Cada fase do desenvolvimento requer uma participação diferente dos adultos, que deverão considerar o grau de maturidade e repertório que a criança tem para lidar com as situações. Entretanto, vale ressaltar: mais interessante do que ser um “solucionador” de conflitos, é poder ser um mediador e facilitador no momento dos impasses. Nas ocasiões onde avaliamos a necessidade do nosso auxílio, devemos sempre acolher o que estão sentindo para, então, tentar abrir um espaço de reflexão com eles. Assim, poderemos ajudá-los a encontrar caminhos mais construtivos e empáticos na expressão de suas emoções e na maneira de lidar com os irmãos nos momentos de dificuldade. Muitas vezes, nessas conversas, descobrimos quantas ferramentas e recursos eles já possuem, e podemos encorajá-los a usá-las nas próximas situações.

 

Esse percurso é uma jornada desafiadora, mas muito satisfatória, pois nos dá a oportunidade de testemunhar, gradativamente, o amadurecimento e o ganho de autonomia dos nossos filhos. As vivências de aprendizado que ganharão nessa relação com os irmãos, serão aproveitadas em todas as outras trocas sociais ao longo da vida.

Alessandra Camargo


Série Irmãos: 2º post

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Uma oportunidade para reflexões, transformações e atuações preventivas; espaço individualizado de acolhimento para os dilemas e desafios enfrentados por pais e cuidadores…

 

saiba mais

Espaço de troca e reflexão sobre temas que envolvem o desenvolvimento da criança e do adolescente. Os temas são escolhidos a partir das necessidades do grupo, aliando informações teóricas e atualizações da área com as experiências pessoais.

 

saiba mais

Atualizações, intercâmbio de ideias e informações no campo da psicologia do desenvolvimento e competências socioemocionais na relação pais e filhos…

 

saiba mais