Quando os filhos decidem voar: jovens adultos em seu processo de diferenciação!

Alessandra Camargo

Quando os filhos decidem voar jovens adultos em seu processo de diferenciação!

Como terapeuta e mãe de um jovem de 18 anos que acaba de se mudar para outro país em busca de seus sonhos, não poderia deixar de registrar as mobilizações que me atravessam nesse momento. Passamos muito tempo protegendo, ensinando e orientando os filhos para que possam se sentir seguros e confiantes para desbravarem seus próprios mares. Sabemos que atravessar a ponte para a maturidade é um processo importante pois significa ganho de autonomia e responsabilidade, mas é angustiante e desafiador acompanhar esse percurso sem ter controle sobre as escolhas que farão, permitindo que errem, se percam e se encontrem novamente. Precisamos confiar no que construímos na relação com eles até aqui e, acreditar também, que para além de nós, eles aprenderam e aprenderão com outras figuras de referência. Como pais, podemos ajudá-los na validação e apropriação dos recursos que adquiriram ao longo da vida e também acolhê-los em suas angústias sobre as incertezas do que está por vir. Nós temos medo, mas eles também vivem inseguranças e receio de nos decepcionar, ainda que demonstrem o contrário. É muito bacana quando encontram nosso apoio para se lançarem em suas próprias descobertas. A ida para a universidade, por exemplo, é um momento de iniciação na vida adulta, onde o jovem faz uma escolha individual pensando em seu futuro profissional sem ter garantias sobre o resultado dessa nova empreitada. Muitos lutam internamente tentando escutar a si mesmos e o que desejam, mas ainda se perturbam com as “vozes” de seus pais sobre qual caminho seria melhor segundo a suas ópticas. Essa, assim como outras escolhas, faz parte de um processo de diferenciação necessário e importante. Muitas vezes subestimamos a competência de nossos filhos e isso os enfraquece para se descobrirem através de suas próprias experiências. Nosso olhar de reconhecimento e validação de suas habilidades para encararem as adversidades da vida, facilita o processo de autonomia e autoconfiança dos mesmos rumo à maturidade. Que possamos encorajá-los a voarem seus próprios voos nessa linda aventura do tornar-se adulto, sentindo que seremos sempre fonte de amor e suporte para os desafios que enfrentarão!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Uma oportunidade para reflexões, transformações e atuações preventivas; espaço individualizado de acolhimento para os dilemas e desafios enfrentados por pais e cuidadores…

 

saiba mais

Espaço de troca e reflexão sobre temas que envolvem o desenvolvimento da criança e do adolescente. Os temas são escolhidos a partir das necessidades do grupo, aliando informações…

 

saiba mais

Atualizações, intercâmbio de ideias e informações no campo da psicologia do desenvolvimento e competências socioemocionais na relação pais e filhos…

 

saiba mais