Alessandra de Camargo Costa
“A dor e o amor ao testemunhar um filho bater asas – carta de uma mãe”.
Você está crescendo…
Sonhei com você meu querido. Vibrei com a sua chegada e agora me perco aqui com angústias sobre o seu futuro.
Perdendo o controle gradativamente sobre a sua vida, vou me acomodando num novo lugar : a de testemunha do seu percurso tão singular. Reconheço que ajudei a estruturar e criar um terreno fértil pra que você se desenvolvesse, que me doei e transbordei o meu amor por você, mas você está crescendo, e ocupando novos espaços e papéis no mundo. Vai chegando a hora de você ir se responsabilizando cada vez mais por suas escolhas, seus fracassos e suas vitórias.
Quero assistir de muito perto você sendo o maior protagonista da sua história, correndo atrás dos seus sonhos e realizações com garra e com paixão.
Para não me desesperar, repito diversas vezes pra mim mesma que em algum lugar você internalizou nossos ensinamentos, que o amor que recebeu será estruturante para sua jornada pessoal e, que você tem sim recursos suficientes para trilhar um rumo próprio e aprender com os próprios erros, mas não é fácil vê-lo se distanciar e se desgarrar das nossas asas. Queria tanto te proteger de todos os males e perigos, ser um escudo que te blinda de todo o mal, mas você precisa do mundo pra crescer, precisa das suas próprias experiências para amadurecer e, estar exposto, na verdade, só irá te fortalecer para a vida.
Voe meu eterno menino, mas nunca negando ou esquecendo suas origens e raízes.
Valido e acolho sua ânsia de explorar novos territórios. Estaremos sempre ao seu lado, seremos sempre o colo de amor maior para as suas angústias e tropeços, fazendo o possível para que sejas livre para ser quem você é.
Uma oportunidade para reflexões, transformações e atuações preventivas; espaço individualizado de acolhimento para os dilemas e desafios enfrentados por pais e cuidadores…
Espaço de troca e reflexão sobre temas que envolvem o desenvolvimento da criança e do adolescente. Os temas são escolhidos a partir das necessidades do grupo, aliando informações teóricas e atualizações da área com as experiências pessoais.
Atualizações, intercâmbio de ideias e informações no campo da psicologia do desenvolvimento e competências socioemocionais na relação pais e filhos…