Férias em família: Aumente a conexão e intimidade com seus filhos e afrouxe o papel do “disciplinador”!

Férias em família: Aumente a conexão e intimidade com seus filhos e afrouxe o papel do "disciplinador"!

Alessandra de Camargo Costa

O momento das férias é uma excelente oportunidade para flexibilizarmos nosso papel de educador e principalmente disciplinador na vida de nossos filhos. Esse afrouxamento possibilita uma conexão de outra qualidade à medida que conseguimos nos autorizar a vivenciar momentos de lazer, prazer e intimidade na relação.
A rotina familiar no período das aulas e trabalho geralmente é tomada por horários, compromissos e responsabilidades, fazendo com que os pais muitas vezes se sintam os chatos da casa; os tiranos que só têm olhos para “fiscalizar” a bagunça, o dente que não foi escovado ou a lição que não foi feita. O relacionamento desgasta e começa faltar espaço para o desfrute: um tempo dedicado à simplesmente curtir algo juntos, brincar livremente ou rir de pequenas coisas sem ter que olhar no relógio para verificar se já é hora dos filhos irem para a cama.


A cobrança exagerada para que sejamos bons pais, não deve ser um obstáculo para que possamos vivenciar outras experiências ricas afetivamente na troca com nossas crianças.


Que tal aproveitarmos melhor esse período abrindo as portas para um certo “descompromisso saudável” com as regras e ideais parentais? Poder conversar mais com os filhos, explorar seus sonhos e desejos sagrados, ouvir e contar histórias, falar da própria infância e aumentar ainda mais os laços com eles? É uma oportunidade de adentrar em seus mundinhos secretos e também nos reconectar com nossa própria criança interna que tem sede de brincadeira, de risadas e de bagunça. Quando a diversão é mútua, um elo de intimidade se estabelece. Esse fortalecimento do vínculo e maior proximidade é instantâneo quando eles sentem nosso legítimo interesse por seus universos. Pais podem escolher compartilhar momentos com seus filhos através de atividades que também serão prazeirosas para si. Alguns não gostam de brincar de casinha, mas adoram assistir séries ou atividades ao ar livre. Quando a criança percebe que o prazer é recíproco e genuíno, sua satisfação é potencializada e os pais descobrem que podem e devem se divertir.


Por isso fica a dica: Nessas férias deixe o “disciplinador” hibernar por um tempo! Os filhos agradecem e sua criança interna também!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Uma oportunidade para reflexões, transformações e atuações preventivas; espaço individualizado de acolhimento para os dilemas e desafios enfrentados por pais e cuidadores…

 

saiba mais

Espaço de troca e reflexão sobre temas que envolvem o desenvolvimento da criança e do adolescente. Os temas são escolhidos a partir das necessidades do grupo, aliando informações…

 

saiba mais

Atualizações, intercâmbio de ideias e informações no campo da psicologia do desenvolvimento e competências socioemocionais na relação pais e filhos…

 

saiba mais